Acreano que mora na Turquia chora ao falar do terremoto

O artista plástico Dinildomar das Chagas, 55, mora em Istambul, na Turquia. Nascido em Rio Branco, o artista já percorreu vários países do mundo por causa da sua arte.

Radicado no país turco há mais de 15 anos, o acreano sentiu na pele os efeitos de um dos maiores terremotos já sofridos pela Turquia. De acordo com a última contabilização já são mais de 11 mil mortos e o número tende a subir, já que ainda existem ainda muitas pessoas desaparecidas. Além da Turquia, o tremor de terra também fez vítimas na Síria.

O acreano conta os momentos de terror e se emociona ao lembrar dos milhares de mortos. “Tantas pessoas morreram, crianças pequenas foram encontradas vivas e perderam toda a família. Se não bastasse toda a catástrofe, o terremoto ocorreu no frio severo que torna as coisas ainda mais difíceis. Está vindo ajuda de todos os países para nos ajudar”, diz Dinildomar visivelmente emocionado durante um vídeo pelas ruas da cidade turca onde se percebe a queda de neve.

Dinildomar conta como foram os momentos de terror na madrugada de segunda-feira, 6, quando aconteceu o terremoto, que é considerado um dos maiores da história na região. “Imagina você está dormindo e 4 horas da manhã ser acordado com a casa balançando, é assustador demais. A casa do meu sogro não desabou, mas partiu ao meio”, conta.

Apesar do susto, o acreano, que já tem nacionalidade turca, vai continuar no país. “Eu já me sinto turco, apesar de sentir saudade do meu Acre, aqui já estou estabelecido, dou aulas em faculdade e já me sinto turco também”, conta.

Veja o vídeo:

play-sharp-fill