Censo escolar revela que o Acre é o quarto pior em número de alunos em tempo integral

O Censo Escolar do ano passado, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) trouxe um panorama da educação brasileira no ano passado. A boa notícia é que o número de matrículas aumentou e voltou aos níveis de antes da pandemia.

No entanto, em alguns aspectos educacionais, o Acre ainda ocupa posições abaixo da média brasileira e figura entre os últimos estados no país no número, por exemplo, no número de estudantes em tempo integral nas escolas da rede de ensino fundamental, que vai do 1º ao 9º ano.

De acordo com os dados da pesquisa, apenas 5,3% dos estudantes do ensino fundamental estão em escola de tempo integral, o que coloca o Acre como o quarto pior estado do país .Mesmo assim, o estado ainda fica à frente de Roraima, Rondônia e Amapá, todos da Região Norte, que são os três piores do país.

No caso do ensino fundamental, a média nacional de estudantes em escolas de tempo integral é de 14,4%. Os estados com os melhores índices são Ceará (41%,), Piauí (38,8%) e Maranhão (38%).

Já em relação ao ensino médio, a posição do Acre no ranking nacional melhora, mas ainda permanece abaixo da média nacional. Os dados do INEP mostram que o Acre está na 11ª posição entre os 26 estados do país, mais o Distrito Federal, com um percentual de 13,4% dos estudantes do ensino médio em escolas de tempo integral. A média nacional é de 20,4 e os melhores índices estão em Pernambuco (62,5%), Paraíba (57,8%) e Ceará (42,1%).

De acordo com o último censo escolar, o Acre tem mais de 144 mil estudantes na rede de ensino pública estadual espalhados em 616 escolas.