Foram cerca de 93 milímetros de chuva que caiu na capital acreana na tarde deste sábado (18), conforme dados da Defesa Civil de Rio Branco. De acordo com o órgão, choveu praticamente um terço da chuva esperada para todo o mês de fevereiro em poucas horas.
O temporal causou estragos em várias pontos da cidade, como queda de árvore no bairro Taquari, casas e ruas alagadas na Isaura Parente e no bairro Vitória.
Na rua Almirante Castro e Silva, na Isaura Parente, a água invadiu várias residências e deixou prejuízos a moradores. “Já falamos com prefeitura, secretarias, mas a coisa continua do mesmo jeito”, disse Priscila, que perdeu colchões, geladeira, entre outros objetos. Ela está grávida e mora com o marido e o primeiro filho. Segundo ela, o problema acontece há pelo menos cinco anos.
Na rua Nelson Piquet, no bairro Vitória, parte do muro de uma residência desabou e dezenas de casas foram invadidas por água e lama. O prejuízo material também atingiu dezenas de famílias.
Uma das principais avenidas da capital, a Getúlio Vargas, também regisrou alagamentos nos mesmos trechos que comumente ficam submersos. Vídeos foram divulgados nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
O Corpo de Bombeiros teve de acionar a Energisa para auxiliar no manejo de fiações elétricas danificadas, uma vez que a cidade foi atingida por ventos com uma velocidade de 40km/h.
Mais cedo neste sábado, a Defesa Civil emitiu um alerta laranja com aviso sobre chuvas intensas com grau de severidade de perigo em todo o estado do Acre. Ainda há precisão de forte chuva para este domingo (19).