Mulher acusada de mandar matar marido em Xapuri tem pedido de liberdade negado

Risonete Borges Monteiro, acusada pelo assassinato do marido Francisco Campos Barbosa de 54 anos, teve o pedido de revogação da revogação da prisão preventiva negado. A decisão foi da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre ao julgar e negar o recurso impetrado pela defesa da ré.

O advogado alegou a carência de provas que constam na denúncia e, também que Risonte tem bons antecedentes e residência fixa. Mas a relatora do processo, desembargadora Denise Castelo Bonfim, disse que ao analisar o processo, o juiz que decretou a prisão preventiva, observou que a prova da materialidade e os indícios de autoria estão demonstrados.

O voto da magistrada foi seguido pelos outros dois magistrados.

Risonete foi presa no dia primeiro de dezembro do ano passado. Ela é acusada de ser a mandante da morte do marido. Francisco Campos Barbosa foi assassinado no dia 25 de novembro, em sua propriedade, na zona rural de Xapuri. O autor direto do crime, Benigno Queiroz Sales, foi preso em flagrante.

Durante o interrogatório ele confessou o crime e disse que Risonete teria sido a mandante. A motivação para o assassinato teria sido substrair R$ 16 mil da vítima. Em janeiro deste ano, a denúncia do Ministério Público do Acre contra Benigno Queiroz Sales e Risonete Borges Monteiro foi recebida pelo juiz da comarca de Xapuri.

Relembre os fatos:

Um crime que chocou moradores do Seringal Cachoeira, Colocação Vista Alegre, muito distante da cidade, teve seu desfecho durante o dia desta segunda-feira, dia 28, na cidade de Epitaciolândia, quando o principal suspeito foi preso por uma guarnição da Polícia Militar do 5º Batalhão, através do Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva -Giro.

Foi descoberto que Benigno Queiroz Sales, de 36 anos, conhecido como ‘Banana’, que já vinha sendo investigado por um crime de estupro em Epitaciolândia, estava trabalhando com caseiro na propriedade da vítima, assassinada na tarde da última sexta-feira, dia 25, mas teve seu corpo localizado somete nesta segunda, dia 28.

Francisco Campos Barbosa, conhecido popularmente por ‘Chico Abreu’, de 57 anos, foi assassinado pelas costas, sendo atingido pela sua própria arma que havia sido furtada pelo empregado e ainda teve sua moto e pertences pessoais levados após o crime.

Pensando que havia cometido o crime perfeito, fugiu para a cidade de Epitaciolândia. No caminho, escondeu a moto que seria recuperada nas próximas horas e a arma foi escondida às margens da BR-317, com intuito de buscar em datas futuras.

Após ser levado para a delegacia e conversar com o delegado Luís Tonini, confessou o crime e disse onde estaria a arma, a moto e outros pertences da vítima. Tão logo foi preso, foi comunicado à delegacia de Xapuri, que enviou uma equipe para que fosse transferido, já que o crime aconteceu no limite do Município.

Ao ser conduzido para Xapuri, o mesmo mostrou onde estariam os objetos furtados no Bairro José Hassem em Epitaciolândia e a arma usada no crime, escondida em um local às margens da BR-317.

Segundo o delegado, foi constatado que além do tiro nas costas, foi identificado no Instituto Médico Legal – IML em Rio Branco que, a vítima ainda foi esganada (enforcada) pelo acusado. O caso agora está sob a tutela do delegado de Xapuri Gustavo Neves, que deve pedir sua prisão preventiva ao judiciário.

Compartilhar