Atraso na entrega de diplomas revolta estudantes da Ufac

Estudantes da Universidade Federal do Acre (UFAC) que, depois de anos de estudo, terminaram seus cursos, estão denunciando a instituição de ensino superior por atraso no momento, que é o mais aguardado por quem termina uma graduação, que é o recebimento do diploma.

A entrega do documento, que é uma obrigação da universidade, tem atrasado. “A informação que tive foi que há diplomas em atraso de pessoas que se formaram há mais de um ano. A gente passa anos estudando, se esforçando e depois de prejudica por conta de um simples diploma, isso é inadimissível”, conta um estudante que pede para não ser identificado.

O Ministério da Educação (MEC) estipula um prazo de 60 dias para a entrega do diploma, mas não há uma lei específica sobre o assunto.

O ac24horas procurou a UFAC que confirmou o atraso na entrega do documento. “Estamos com atraso na entrega de alguns diplomas. O Ministério da Educação exige agora que os certificados sejam digitais, mas o processo está com problema em diversas universidades, incluindo a Ufac, porque cada mudança no sistema feita pelo ministério, exige novas adaptações nas instituições de ensino superior e isso causa atrasos. A Ufac já está trabalhando para que o problema seja resolvido o mais rápido possíve”, disse a instituição.