ZPE: A herança maldita da fracassada tentativa de industrialização do Acre

Durante os últimos anos da administração petista no Acre, que teve Sebastião Viana como governador por dois mandatos, foram feitos investimentos milionários para industrializar o Acre. A concepção era a de que o estado teria, ao longo das administrações de Jorge Viana e Binho Marques, construído a base sólida para que o estado desse um passo adiante em seu desenvolvimento econômico.

O resultado, no entanto, não foi o que o governo previa. Investimentos como, por exemplo, o Complexo de Piscicultura, fracassaram e atualmente encontram-se fechados.

Um outro investimento apresentado como um indutor da política de desenvolvimento industrial no Acre nunca nem chegou a funcionar e o atual governo demonstra que não sabe o que fazer. A Zona de Processamento de Exportação (ZPE), inaugurada em 2011, foi resultado de um investimento milionário e prometia a instalação de empresas no Acre, o que seria facilitado pela posição estratégica do Acre em relação ao Oceano Pacífico e promoveria, entre outros benefícios, a geração de emprego no estado.

Ocorre que apesar das promessas, em 12 anos, nenhuma empresa se instalou no Acre. O atual governo também não sabe o que fazer com a ZPE.

Em 2021, durante o primeiro mandato de Gladson Cameli, o governo fez um grande estardalhaço ao anunciar a venda da ZPE para uma empresa chinesa por quase R$ 26 milhões de reais. Acontece que nem a primeira parcela foi paga pelos supostos compradores e a venda foi cancelada. Desde este período, nenhuma novidade concreta em relação ao “elefante branco”, que se tornou a ZPE, foi anunciada. O governo chegou a anunciar que faria outro leilão, o que até hoje não aconteceu.

Ao longo desta semana, o governo do estado publicou no Diário Oficial um pedido de renovação de operação da ZPE. No entanto, o próprio governo admite que a renovação da operação é apenas um procedimento administrativo, sem apresentar nenhuma perspectiva real de interessados em ocupar o investimento.

“A Renovação da Licença de Operação é um procedimento administrativo anual, para o funcionamento regular conforme as normas do Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC. A partir deste ano, o governo do Acre pretende implementar o Novo Marco Legal das ZPE´s, se alinhando à legislação federal.

Agora, as empresas interessadas em se instalar na área, podem internalizar 100% da produção no mercado local. Anteriormente, era exigida a exportação de 80%.A adequação da legislação deve incentivar empresas a montarem seu parque industrial no Acre e fomentar a geração de emprego e renda, atendendo a um dos principais compromissos de campanha do governador Gladson Cameli”, afirmou em nota o governo do estado.