Enchente atinge mais de 20 mil pessoas e seis abrigos montados

A Defesa Civil de Rio Branco atualizou a situação do caos enfrentado pelos moradores da capital acreana desde a madrugada de quinta-feira, 23, com a enxurrada e transbordo de igarapés e córregos.

O acumulado da chuva impressiona. Choveu ao todo 185 milímetros, o que provocou a interdição de várias ruas, dezenas de bairros afetados e milhares de pessoas atingidas.

Os números só aumentam a cada minuto. Até agora, o levantamento da Defesa Civil informa que cerca de 25 bairros foram atingidos com pontos de alagação, contabilizando cerca de 5 mil famílias. A estimativa é de que por volta de 20 mil pessoas estejam desabrigadas, desalojadas ou atingidas na capital acreana.

Os números são apenas da zona urbana de Rio Branco. O problema, principalmente após a subida do Rio Acre, também já atinge a zona rural, onde pelo menos 15 comunidades já foram afetadas.

A prefeitura já tem seis abrigos montados em escolas que estão recebendo famílias desabrigadas. Por conta da subida repentina do Rio Acre, o Parque de Exposições começa a ser preparado nesta sexta-feira. “Hoje vamos começar a preparar, foi tudo muito rápido. Na quarta-feira, o nível do Rio Acre era de pouco mais de 8 metros. Já estamos com seis abrigos ativos e vamos montar mais um no nosso Parque de Exposições”, afirma Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil em Rio Branco.