Neste fim de semana, vários veículos ou canais de grande alcance, como a Coluna do Ancelmo Góis, no jornal O Globo, noticiaram que a saga do líder seringueiro Chico Mendes vai ser retratada em filme.
No entanto, alguns, como o Portal Terra, ignoraram que o acreano famoso mundialmente já teve a sua história contada no cinema, em 1994, no filme “Amazônia em Chamas”.
– Apesar de ser um personagem bastante conhecido, essa é a primeira vez que a história de Chico Mendes será contada em um longa-metragem de ficção, disse o Portal Terra.
Entretanto, o portal lembrou que ele já foi retratado em vários documentários, como o francês “Chico Mendes, O Preço da Floresta” (1991), o britânico “Chico Mendes – Eu Quero Viver” (2001) e o nacional “Amazônia: O Despertar da Florestania”, que aborda a luta de Chico Mendes e outros líderes ambientais e sociais da região.
O filme “Amazônia em Chamas”, portanto, não foi citado. A produção foi dirigida por John Frankenheimer e estrelada, no papel de Mendes, pelo falecido ator porto-riquenho Raul Julia, que representou, entre outros papéis, o Gomez, da Família Addams, de 1991.
O elenco também contou com atores como Sônia Braga, Edward James Olmos e Luis Gúsman. O filme foi rodado no México e não houve nenhuma relação da produção com o Brasil, exceto pela presença da atriz brasileira.