Confusão no PT acaba em pizza e Zen será o novo presidente 

A briga escancarada entre o presidente do PT, Cesário Braga, e o ex-senador Jorge Viana (PT), que o vetou para comandar o INCRA acabou em pizza. Ambos se acertaram e de mimo o Cesário vai ser nomeado para gerente do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, que é um cargo que não tem estrutura. Cesário, neste caso, será chefe dele mesmo. No pacote de acertos, Cesário deixará em maio a presidência regional do PT, e será substituído pelo ex-deputado Daniel Zen (PT), que é da mais extrema confiança do JV, e um dos quadros mais qualificados do partido. Sua principal missão vai ser buscar congregar partidos de esquerda e do campo conservador numa grande frente, para lançar um candidato a prefeito da capital por um bloco de unidade partidária. Zen tem como característica ser um político do diálogo.
CARA DE RANHETA
O que se tem notado por parte do ex-senador Jorge Viana, é estar trilhando um caminho para mudar a tradicional cara de rancor e de ranço, que sempre foi a marca registrada do petismo no estado. Deixando de lado a ala raivosa dos cuecas e das calcinhas apertadas, que só olhavam para o próprio umbigo.
INFERNO ASTRAL
O Jorge Viana virou nas últimas semanas pauta negativa na grande mídia. Primeiro foi a sua fala sobre o agronegócio, explorada  como se humilhasse o setor. Depois foi a revogação de um dispositivo na APEX, que impedia ser presidente quem não falasse fluentemente o inglês, para lhe beneficiar. E, vem agora nova notícia de que nomeou amigos para cargos no órgão que não são capacitados. E, para complicar, deverá ser convocado ao Senado para dar explicações. O JV está vivendo seu inferno astral na APEX.
FECHEM A PROCURADORIA
A Procuradoria jurídica da Câmara Municipal de Rio Brannco emitiu um parecer de que o reajuste salarial dos vereadores era ilegal. Ainda assim, aprovaram. Se é para não seguir a lei, melhor fechar a Procuradoria e ponto.
TUDO, MENOS INGÊNUO
O prefeito Tião Bocalom não é nenhum ingênuo. Sabe que o seu rompimento com o senador Sérgio Petecão (PSD) é pacote selado. Já deve estar tratando da escolha de um nome para substituir a atual vice Marfisa Galvão na sua chapa, na eleição do próximo ano.
ANOTE PARA CONFERIR
Só não demitirá a Marfisa Galvão (PSD) porque não pode. Mas deverá demitir todos os indicados pelo senador Petecão, que estão em cargos na PMRB. Foi a informação que obtive ontem de um vereador aliado do Bocalom.
PAUTA DO STJ
Está pautado no STJ para esta próxima quarta-feira o pedido de advogados do governador Gladson Cameli, para que todas as provas colhidas na operação Ptolomeu  sejam anuladas, e o caso vá para esfera eleitoral. É a cartada final da defesa para impedir que a operação continue.
ÂNSIA DE DERRUBAR
Pecuaristas têm uma pauta em comum no estado, a de aumentar o teto para novos desmates. Por qual razão não aproveitar os milhões de hectares de áreas degradadas, para fazer a correção do solo e fazer novos pastos?
CAMPO ABERTO
O Gladson não poderá mais disputar a reeleição em 2026. Assim, o campo ficará aberto para que novos nomes se apresentem. Alan Rick (UB), Jorge Viana (PT), Mailza Gomes (PP), são nomes citados que podem entrar nesta disputa. Como é muito cedo, podem surgir outras opções até lá.
PURO MARKETING
A Rússia não vai abandonar jamais a Criméia e outras áreas que tomou da Ucrânia. Sem o que a Ucrânia não aceita a paz. É, pois, uma tremenda enrolação, puro marketing, a ação do Lula pelo fim da guerra. Deveria estar mais preocupado com os problemas sociais do país, que continuam sendo graves.
DEFESA DO MEIO AMBIENTE
A deputada federal Socorro Neri (PP) tem se mostrado sensível com os problemas ambientais, participando das comissões que enfocam o assunto na Câmara Federal. É uma boa causa.
SABE QUE SERÁ DIFÍCIL
Deu na imprensa do sul que o ex-presidente Bolsonaro foca em disputar o Senado em 2026. Sabe que fora do poder, sem a estrutura que tinha, depois de tantas trapalhadas que fez no seu governo, não seria fácil uma reeleição. Tem um porém: tudo caminha para que ele venha a ser declarado inelegível pela justiça eleitoral, onde responde a várias ações.
ÚNICO PONTO
O governo Bolsonaro foi um desastre. Concordo com ele num único ponto: brecou as ações do famigerado MST. Com o Lula, as invasões de terras produtivas voltou com força total. E com a liberalidade e aplausos. Lamentável!
FRASE MARCANTE
“A política é a arte de captar em proveito próprio a paixão dos outros”.  Henry de Montherlant.
Compartilhar