Enfermeiros pedem fim da renovação de contratos temporários

Foto: Jardy Lopes/ac24horas

Na manhã desta quarta-feira, 19, um grupo de enfermeiros se reuniram na Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC), em protesto para a contratação dos Cadastros de Reserva no concurso da Secretaria de Saúde (Sesacre) de 2022.

De acordo com os participantes, o número de efetivos chamados não supre a necessidade que o Estado necessita, além disso, estão cansados do governo renovar contratos temporários.

“A gente está passando por essa situação, para lutar pela nossa convocação. O governo do Estado, vem fazendo a renovação de contratos temporários há muitos anos. E a procuradoria do Estado lançou uma documentação informando que não era mais permitido estar renovando constantemente, porque deixou de ser uma coisa emergencial para rotineira. Já que abriram um concurso público, que convoquem as pessoas que fizeram. E se existe a necessidade de um quantitativo grande, não fazer essa convocação por parte e sim chamar todos”, disse Lunior Santos.

Dos 93 que ficaram na lista de espera, apenas 17 foram chamados. Com isso, eles protestam por causa da demora e afirmam saber que somente na maternidade existe um déficit na falta de trabalhadores de 164 profissionais.

“O que queremos é ser convocados, trabalhar e ajudar a população do nosso estado. Estamos aqui para somar. Tivemos uma conversa com o deputado Edvaldo Magalhães e ele vai falar na tribuna hoje sobre a questão do Plano de Carreira e Cargos da enfermagem e queremos também já juntar a nossa causa”, comentou Ane Vitória.

Compartilhar