Professor doutor da Ufac é destaque mundial como cientista

Com 11.819 citações e 80 publicações o professor doutor do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza da Universidade Federal do Acre- UFAC, Marcos Silveira, 56 anos foi classificado na 52ª posição nacional da 2ª edição do ranking anual de melhores cientistas do site Research.com, na categoria Ecologia e Evolução.

Esta é a segunda vez que o professor é destaque no ranking, sendo o único da UFAC a alcançar a posição.

A metodologia para classificação de cientistas é baseada em fontes de dados confiáveis, aferindo a quantidade de citações e publicações para elaborar o ranking no Research.com, segundo o qual a posição de cada pesquisador é baseada no D-index (Discipline H-index), que inclui apenas artigos e métricas de citação para uma área de conhecimento examinada.

“Este destaque é importante porque dá visibilidade à instituições e pesquisadores. Não é um mérito só meu porque há uma rede de colaboração. Desde que cheguei no Acre venho desenvolvendo parcelas permanentes de 1 hectare de vegetação, com monitoramento a cada 3 a 5 anos. Isso desperta interesse mundial porque serve para calcular a biomassa, ciclagem de nutrientes, taxa de mortalidade das árvores e outros dados. Isso é compartilhado em rede e os responsáveis aparecem como co-autores, o que deu um salto fantástico nas publicações científicas”, ressalta ele contando que faz parte de três redes sendo a Amazônia de Inventários Florestais, a mais forte delas.

Compartilhar