A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, assinou nesta manhã um acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal do Acre – UFAC, para um estudo da bacia hidrográfica do igarapé São Francisco.
De acordo com os termos descritos na documentação, a Universidade deve dirigir uma pesquisa documental e bibliográfica de dados referentes às Áreas de Preservação Permanentes (APPs) na região, levantar dados in loco, utilizar o laboratório de geoprocessamento e processamento de dados e informações, elaborar mapas temáticos descrevendo áreas de risco, erosões e inundações. Para isso, a universidade deve envolver docentes, técnicos, pesquisadores e utilizar alunos de cursos específicos. O contrato tem validade de um ano.
Para o professor Alexandre Ricardo Hid, coordenador do trabalho, o estudo a ser realizado deve apontar soluções para a imprevisibilidade de cheias como a deste ano: “Vamos produzir um mapeamento aéreo, e essas imagens serão processadas em laboratório. Elas vão dar mais detalhes que satélites, e a partir desses detalhes vamos apontar as soluções”, disse ele.
Ainda não há uma estimativa dos valores que serão investidos pela prefeitura para a realização do estudo. Segundo Carlos Nasserala, secretário do Meio Ambiente de Rio Branco, um orçamento só será possível com o início dos trabalhos do grupo da UFAC.