Alunos do curso de Direito da Uninorte participaram na noite desta segunda-feira, 29, de uma palestra com parte da programação do Maio Amarelo realizada pelo Departamento de Trânsito do Acre (Detran). O objetivo é conscientizar que atitudes simples podem fazer a diferença no trânsito.
A conversa com os estudantes teve como tema a direção defensiva, apontada por especialistas como essencial para diminuir o número de acidentes no trânsito. Assim como em espaços públicos, o desrespeito às vagas para idosos e portadores de necessidades especiais é uma infeliz realidade.
Felipe Couto, estudante do 7º período de Direito, que é cadeirante, vive a realidade do desrespeito. “Além da infraestrutura da cidade não ser apropriada, a maioria dos motoristas não respeita as normas de trânsito. O que a gente deseja é que as pessoas entendam que precisam mudar de atitude, que não basta se conscientizar apenas durante a palestra, mas é preciso agir conforme as leis que regem o trânsito”, afirma.
A palestra foi conduzida pelo Diretor de Operações do Detran, Anderson Castro. “Nosso papel é conscientizar e fazer com que com esse tipo de conversa a gente possa mudar a atitude de muitos que desrespeitam as vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência e que essas vagas sejam respeitadas sem a necessidade da fiscalização punitiva de trânsito”, explica.
Fotos: Ascom Detran/AC.