Representantes do estado do Acre estão participando, nesta semana, no município de Bombinhas, em Santa Catarina, da primeira Conferência latino-americana Green Destinations, que acontece entre os dias 5 e 7 de junho, no Hotel Vila do Farol.
O evento é uma realização da organização holandesa Green Destinations, juntamente com o Instituto DEL e a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – Facisc.
Desde sua primeira edição em 2016, na Eslovênia, a conferência global Green Destinations tornou-se um dos principais eventos dedicados a destinos turísticos sustentáveis e suas comunidades empresariais.
O evento combina palestras e workshops sobre desenvolvimento sustentável no turismo nacional e internacional, networking com líderes do setor, cerimônias de premiação e apresentação de destinos de referência e suas histórias.
Os participantes acreanos são a coordenadora de Turismo da Prefeitura de Xapuri, Ronaira Barros; Jonas Cavalcante, secretário de Turismo de Epitaciolândia; Edines Araújo, do Sebrae em Assis Brasil; e o artesão José Rodrigues, popularmente conhecido no estado como Dr. Borracha.
A representante de Xapuri, Ronaira Barros, afirmou que a experiência do evento é de grande relevância, do ponto da aquisição de conhecimentos sobre o turismo sustentável, para a intenção que o município acreano tem de resgatar e fortalecer a atividade na cidade.
“Estou aqui adquirindo conhecimentos, com o objetivo de ajudar a administração de Xapuri a melhorar a realidade do turismo no município, que não vive o seu melhor momento, com os espaços atualmente fechados. Temos a intenção de trazer isso de volta, o turismo sustentável, para que a nossa cidade volte a ser bem vista nesse sentido”, disse.
O Green Destinations Days já realizou sete edições globais sediadas em destinos europeus. Assim como nas edições anteriores, o evento conecta profissionais de sustentabilidade, destinos e conselhos de turismo através de boas práticas e troca de experiências, abrindo espaço para debates sobre o desenvolvimento de um turismo mais responsável e sustentável na América Latina.