Boa Conversa debate mitos e verdades de bariátrica com coordenador da Fundação

Além do resumo dos acontecimentos políticos da semana no Acre, o programa Boa Conversa, apresentado pelos jornalistas Leônidas Badaró e Astério Moreira, recebeu nesta sexta-feira, 9, o coordenador do programa de Obesidade da Fundação Hospital do Acre, Alysson Morais.

A cirurgia bariátrica, que se popularizou ao longo dos últimos anos, ainda é cercada de mitos e dúvidas por parte da população. A principal delas é quem pode passar pelo procedimento. “Para fazer a cirurgia bariátrica é preciso que o paciente já tenha feito pelo menos dois anos de tratamento medicamentoso sem sucesso. Outra questão são os graus de obesidade. Para fazer a cirurgia bariátrica, o paciente precisa ter grau 2 ou 3 de obesidade e se o paciente também tem ou não comorbidades”, diz Alysson.

O coordenador também explicou que o paciente precisa passar pelo menos por sete especialistas para poder fazer a cirurgia. “Os especialistas são psicólogos, nutricionistas, endocrinologista, fonoaudiólogos, cardiologistas, pneumologista e por fim, o cirurgião. Cada profissional desses tem uma finalidade, já que o estômago diminui e essa mudança não é fácil”, explica.

Apesar dos resultados satisfatórios, a cirurgia leva riscos aos pacientes que precisam cumprir com alguns cuidados médicos após o procedimento. “Ano passado fizemos 73 cirurgias bariátrica e apenas uma pessoa voltou ao hospital. Depois descobrimos que ficou sabendo que o pós-operatório não foi seguido como indicamos. O paciente teve que passar por uma reabordagem, mas conseguiu se recuperar”, afirma.

ASSISTA AO VÍDEO:

video
play-sharp-fill

Compartilhar