Corregedor nacional do MP participa da reinauguração do Memorial dos Autonomistas

Descendente de integrantes do Movimento Autonomista, movimento político responsável pela emancipação política do Acre, o corregedor nacional do Ministério Público, procurador de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, participou da solenidade de reinauguração do Memorial dos Autonomistas, em Rio Branco, nesta sexta-feira, 16.

A atividade integra o calendário festivo que celebra os 61 anos que o Acre foi elevado à categoria de Estado. O espaço, criado no ano de 2002, tem o objetivo de mostrar, difundir e preservar a história dos acreanos, e abriga o túmulo do líder do Movimento dos Autonomistas, o ex-governador José Guiomard dos Santos, e de sua esposa, Lídia Hames, além de uma exposição permanente que conta todo processo histórico dos Autonomistas.

Oswaldo D’Albuquerque ressaltou a importância da revitalização do espaço, que guarda parte importante da história do povo acreano, destacando ainda ser um momento especial para a sua família. O seu bisavô, Jerônymo D’Albuquerque, participou do Movimento Autonomista no Juruá, e o seu avô, Oswaldo D’Albuquerque, era um dos líderes do movimento na Região.

“Como disse o Lauro, neto do governador Guiomard Santos, um povo que não guarda a sua história não se solidifica no presente e nada pode almejar no futuro. Isso é história, não é apenas passado, é o alicerce do presente e garantia do futuro. Eu, bisneto e neto de integrantes do Movimento no Juruá, digo que é uma honra, uma alegria muito grande estar presente neste momento junto com a minha família, vendo a preservação da história, vendo as lições do passado, vendo o renovar do presente e tendo a certeza da esperança no futuro. Em nome da minha família, especialmente do meu pai, Jerônymo D’Albuquerque, falecido no mês passado, que é meu exemplo, meu legado de vida e dignidade, quero agradecer ao Governo do Estado por este ato”, disse.

O corregedor nacional do Ministério Público estava acompanhado de sua irmã, Janete D’Albuquerque, que é procuradora do Estado, de seu primo Osmir Lima, ex- deputado constituinte e que também participou do Movimento Autonomista, entre outros familiares, além do procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos do Ministério Público do Acre, Celso Jerônimo de Souza.

Assessoria
Foto: Sérgio Vale

Compartilhar