Aluguel social atrasa e famílias são ameaçadas de despejo em Rio Branco

Famílias que moravam em áreas de risco na capital acreana, beneficiadas pelo programa “aluguel social”, estão sendo ameaçadas de despejo. A ameaça acontece devido ao atraso no pagamento do aluguel dos imóveis.

“Nós estamos desesperados porque o pagamento era para ter caído no dia 12. A gente liga para a secretaria todos os dias e eles só dizem que o pagamento vai cair e não cai. Os donos da casa estão ameaçando a gente de despejo. Todo mundo tem criança, não temos de onde tirar dinheiro e nem para onde ir se nos mandarem embora”, diz uma beneficiária que não quer ser identificada.

O valor do aluguel social varia de R$ 300 a R$ 600 dependendo do tamanho e do tipo de acomodação e é destinado, principalmente, a famílias que tiveram suas residências interditadas pela Defesa Civil por conta de desmoronamento.

A reportagem procurou a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos da prefeitura de Branco, responsável pelo programa. O município admite o atraso, mas culpa os feriados, problemas no sistema da Caixa Econômica Federal e promete o pagamento até a próxima segunda-feira, dia 26. “Durante as últimas semanas, ocorreram feriados prolongados que interferiram no ritmo habitual das atividades, acarretando um pequeno atraso no processamento do pagamento.

Adicionalmente, foi constatado que o banco pagador responsável, a Caixa Econômica, enfrentou problemas técnicos em seu sistema, o que contribuiu para o atraso no repasse dos valores aos beneficiários do aluguel social”, diz Ivan Ferreira, diretor de Assistência Social de Rio Branco.

Leia nota:

A SASDH esclarece, por meio desta nota, a situação referente ao atraso no pagamento do aluguel social a algumas pessoas. Reconhecemos a importância de sermos transparentes e mantermos uma comunicação clara com todos os envolvidos, e gostaríamos de compartilhar os detalhes relevantes sobre o ocorrido.

No período recente, enfrentamos uma conjunção de eventos que impactaram o processamento e o repasse dos pagamentos dentro do cronograma estipulado. Durante as últimas semanas, ocorreram feriados prolongados que interferiram no ritmo habitual das atividades, acarretando um pequeno atraso no processamento do pagamento.

Adicionalmente, foi constatado que o banco pagador responsável, a Caixa Econômica, enfrentou problemas técnicos em seu sistema, o que contribuiu para o atraso no repasse dos valores aos beneficiários do aluguel social.

Ressaltamos que estamos tomando todas as medidas cabíveis para solucionar prontamente essa situação. Estamos em contato direto com a Caixa Econômica para agilizar a resolução dos problemas técnicos e garantir que o pagamento seja efetuado integralmente, no máximo, até a próxima segunda-feira (26).

É importante destacar que os pagamentos são realizados em lotes, e o atraso mencionado afeta somente o terceiro lote. Os dois primeiros lotes, correspondentes a 80% dos aluguéis, foram pagos dentro do prazo estabelecido, sem qualquer atraso.

Reiteramos que, o compromisso da Prefeitura de Rio Branco com o cumprimento de suas obrigações é fundamental e que consideramos o pagamento pontual dos aluguéis sociais uma prioridade para a Assistência Social. Lamentamos profundamente qualquer inconveniente causado aos beneficiários e nos comprometemos a resolvê-lo prontamente.

Estamos à disposição para prestar mais informações e esclarecimentos adicionais, e agradecemos a compreensão de todos os envolvidos nesse processo.

Ivan Ferreira – diretor de Assistência Social da prefeitura de Rio Branco.