Apesar de ser a capital menos arborizada do Brasil, segundo o IBGE, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) autorizou o corte de seis árvores da espécie oiti (licanea tomentosa) na área urbana do município.
A concessão da licença ambiental ocorreu a pedido da empresa CYS Ltda., que construiu o Centro Comercial e Consultórios Alpha Mall, com 24 lojas e 9 consultórios, na avenida Antônio da Rocha Viana, no bairro Isaura Parente, próximo ao Supermercado Mercale.
Em decorrência da autorização, a Semeia firmou com a empresa um Termo de Compensação Ambiental por meio do qual a empresa CYS LTDA, vai pagar a quantia de R$ 3.912,96 ao Fundo Municipal de Meio Ambiente, o que equivale a R$ 652,16 por cada árvore.
De acordo com a Semeia, o valor da compensação foi estipulado a partir de parâmetro instituído pela Lei Municipal n° 1.330/99 e previsto no inciso XVII do artigo 3° da Resolução SEMEIA n° 001/2022.
Em outro documento, que autoriza o corte das árvores, a Semeia determinou que seja realizado pela empresa “o plantio de nova espécie adequada ao local para que não haja prejuízo ambiental”.
O caso se tornou público quando uma moradora do bairro Vila Ivonete, Simone Bichara, protestou por meio do Instagram contra a medida.
“Cortes de árvores em plena Av. Antônio da Rocha Viana. As pessoas não param de destruir o que nos mantém vivos, alimentados, confortáveis. O ódio contra natureza, e o ódio contra a vida…”, diz a moradora na publicação.
O ac24horas manteve contato com a Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que prometeu se manifestar posteriormente a respeito do caso. Assim que isso acontecer essa publicação será atualizada.