Caminhada encerra programação do mês da conscientização sobre violência contra idosos

Infelizmente, a violência contra a pessoa idosa é uma triste realidade. Na maioria das vezes, praticada pela própria família.

O mês de junho, que se encerra hoje, é denominado de “Junho Violeta”, onde são intensificadas as ações de combate a este tipo de violência.

Ao longo do mês foram realizadas atividades de conscientização como palestras, rodas de conversas, distribuição de material informativo e outras atividades realizadas nos CRAS, CREAS, escolas, Centro do Idoso e unidades básicas de saúde.

A diretora de direitos humanos da prefeitura de Rio Branco, Rila Freze, conta que apesar de um mês específico, as ações de conscientização contra a violência praticada contra a pessoa idosa é contínua. “Tivemos um mês de muitas atividades, mas que mesmo passando o junho continuaremos as ações. Vale lembrar que a violência contra o idoso não é apenas física. Um exemplo de violência que costuma, infelizmente, acontecer é o abandono da pessoa idosa por parte da família”, explica.

O encerramento da programação do “Junho Violeta” acontece na manhã desta sexta-feira, 30, com uma caminhada no Horto Florestal, marcada para às 9 horas. Além da caminhada, idosos que fazem parte dos grupos de convivência dos CRAS serão levados para visitar a Ecoflores, feira que acontece no local.