Em protesto, aprovados do ISE dizem que contratação de temporários é jogada política 

Candidatos aprovados no concurso público do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) de 2021, mas que não foram convocados pelo governo do estado, fizeram um protesto na manhã desta quarta-feira, 5, fechando temporariamente a Av. Getúlio Vargas na altura do Palácio do Governo, no centro de Rio Branco.

Na última terça-feira, 4, a líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre, deputada Dra. Michelle Melo (PDT), apresentou um anteprojeto de lei que dispõe sobre o processo de transição dos agentes provisórios pelo prazo de um ano ISE.

Foto: Fernando Alves – Whidy Melo/ac24horas

Em razão disso, concursados não convocados fizeram uma manifestação que travou temporariamente o trânsito no centro da cidade, em apenas mais uma tentativa de chamar a atenção das autoridades para o que, segundo eles, é uma manobra politiqueira do governo arquitetado por deputados estaduais da base. “Mesmo tendo feito todas as fases do concurso, exceto a formação, estamos sendo descartados para a contratação de provisórios. Isso é politicagem eleitoreira, o ISE virou um órgão político, dali [contratação de provisórios] se sabe que dá pra tirar mil, três mil votos, todo mundo quer abocanhar esse eleitorado”, disse Fernando Alves.

Alípio Neto Correia de Andrade, que também esteve na manifestação, reforçou a inconstitucionalidade da situação: “fizeram uma lei inconstitucional e agora tem esse anteprojeto querendo segurar os provisórios no lugar de chamar os concursados. Só estamos aqui porque fomos descartados”.

Segundo os manifestantes, já está marcado para o próximo dia 26, às 9:30h, uma nova manifestação no mesmo local.