Com diversas áreas específicas para o cuidado das pessoas, a saúde é um campo essencial para as sociedade. A Fisioterapia é um exemplo de formação importante, já que esta área é responsável por preparar profissionais capazes de diagnosticar e tratar distúrbios relacionados ao movimento e funcionamento do corpo humano.
Com o sonho de contribuir com o setor da saúde no Acre, a Bárbara Vieira passou por uma situação delicada que fortaleceu este objetivo. Em 2008, o pai de Bárbara sofreu um Acidente Vascular Encefálico (AVE) e foi nesta época que ela conheceu a Fisioterapia e o quanto essa profissão devolve esperança para os pacientes e familiares.
“Então eu segui uma incansável luta de me tornar fisioterapeuta. E a Uninorte é a instituição mais capacitada em formar profissionais dessa e outras áreas com excelência”, comenta.
No Centro Universitário Uninorte, os alunos estudam conteúdos que abordam os principais processos biológicos do corpo humano, até disciplinas que os preparam para as diferentes áreas de atuação da Fisioterapia.
Ingressar em uma faculdade é uma forma de ampliar os horizontes e conhecimentos. O curso de Fisioterapia da Uninorte é um excelente exemplo de como a instituição se preocupa com a qualidade do ensino, sendo pioneira na área (é primeira graduação de Fisioterapia do Acre) e possuindo excelentes professores e estrutura.
A Uninorte se destaca na escolha dos alunos que decidem ingressar no ensino superior. Formada em 2017, a Bárbara conta que sua trajetória na instituição foi gratificante e especial, já que sempre teve um bom relacionamento com os professores e obteve experiências inesquecíveis.
“Após minha formação, ingressei na minha primeira pós-graduação também na Uninorte. Hoje sou pós-graduada em Fisioterapia Neurofuncional pela Uninorte e pós-graduada em Gestão de serviços Hospitalares pelo Hospital Israelita Albert Einstein”, explica.
Atualmente, Bárbara é gerente do hospital Silvestre Santé – Medicina & Saúde. Ela explica que a unidade de saúde foi o seu primeiro, e único, trabalho após a formação. Ela diz, ainda, que no início foi contratada para ser fisioterapeuta do sono, pois a unidade tem disponível o tratamento para apneia do sono.
“Na oportunidade, vi que a profissão não me limitava apenas ao tratamento de pacientes e que eu poderia também me aprofundar e estudar para voar novos ares. Após um ano de trabalho, fui convidada para gerenciar a unidade, que naquela época era constituída por no máximo cinco colaboradores. Atualmente a unidade se encontra em expansão, temos uma média de 30 colaboradores”, complementa.
Além disso, Bárbara fala, também, que os conhecimentos adquiridos na Uninorte foram essenciais para a sua escalada profissional. Ela destaca a importância da relação e boa convivência que teve com seus professores.
“Sempre gostei de todos os meus professores, mas durante esse processo me inspirei em duas professoras, Natália Freitas e Roneres Costa, que sempre me incentivaram e apoiaram no processo acadêmico, minha eterna gratidão”, finaliza.