Depois do Editorial do ac24horas expor nesta quinta-feira, 13, que o sistema de segurança pública do Acre está falido, a secretaria de segurança emitiu uma nota negando a opinião e explanando uma série de ações voltadas ao combate ao crime no estado.
No documento assinado pelo secretário da pasta, coronel José Américo Gaia, o órgão enfatiza que não compactua com “nenhum caso de vaidade, corporativismo, incompetência, ingerência e descaso”.
“Como parte das ações, são realizadas atividades alinhadas com o serviço de inteligência da Sejusp, para elaboração de planejamento de políticas públicas de segurança, buscando captação de recursos e reaparelhamento das instituições para que possam se fortalecer e realizar o combate direto nas ruas”, diz o documento.
A Sejusp também voltou a defender que os índices de violência, se mantêm dentro da média nacional por 100 mil habitantes e que em breve estará divulgando o plano estadual de segurança.- onde deve está alinhado com o plano de segurança nacional do governo federal.
Nota na íntegra
Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre – Sejusp, por meio do secretário Coronel José Américo Gaia, esclarece que a instituição está empenhada na resolução de várias ações de combate à criminalidade e apresentação dos melhores resultados, não compactuando com nenhum caso de vaidade, corporativismo, incompetência, ingerência e descaso.
É importante destacar que a Sejusp, é responsável por fazer a gestão do sistema, no qual é composto pelo Instituto de Administração Penitenciária – Iapen, Policia Militar – PMAC, Policia Civil – PC, Corpo de Bombeiros – CBMAC, Instituto Socioeducativo – Ise e Departamento Estadual de Trânsito – Detran, todas essas instituições formam o Sistema Integrado de Segurança Pública.
Como parte das ações, são realizadas atividades alinhadas com o serviço de inteligência da Sejusp, para elaboração de planejamento de políticas públicas de segurança, buscando captação de recursos e reaparelhamento das instituições para que possam se fortalecer e realizar o combate direto nas ruas. Também é importante salientar que os índices de violência, se mantém dentro da média nacional por 100 mil habitantes.
Quanto ao Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, ele busca alinhamento com o Plano Nacional de Segurança Pública, e o Plano Nacional atual, foi lançado no final de 2022, mas com a mudança do Governo Federal, a Sejusp teve que aguardar as diretrizes da Política Nacional de Segurança Pública para que o Plano Estadual pudesse ser desenhado de acordo com o Governo Federal. Essas ações devem ser divulgadas nos próximos dias com o Plano atualizado e com envolvimento e participação de várias instituições do Estado, conselhos e associações de classes e a sociedade civil, para a atualização e elaboração efetiva do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social.