Bairro 6 de Agosto tem 50% das ruas contempladas com o Recupera Rio Branco e Bocalom questiona Ruas do Povo

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, esteve no bairro 6 Agosto, no segundo distrito da capital, na manhã desta quinta-feira, 20, vistoriando o trabalho de reforma de ruas do programa Recupera Rio Branco, que atua em locais atingidos pela cheira do Rio Acre e igarapés. 50% das ruas do bairro foram recuperadas e as demais devem ser entregues em duas semanas.

Bocalom comemorou os 20% de ruas recuperadas nos 40 bairros que recebem o Programa, que deve recuperar, ao todo, 440 ruas e logradouros. Ele garantiu que é a primeira vez que a população das áreas beneficiadas recebem serviço de qualidade: “o que a gente ouve é gratidão do trabalho que está sendo feito. São áreas de população humilde, a maioria dependente de programas sociais e elas estão felizes. Comentam que nunca receberam um trabalho tão bem feito como o que está sendo executado”, disse o prefeito.

Hassem Lopes, engenheiro da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana do Município – SEINFRA, que fiscaliza a execução das obras, ressaltou os desafios encontrados pelas equipes de recuperação. Segundo ele, ao chegar para recuperar as ruas, as equipes se deparam com problemas ignorados por gestões passadas, como ligação de água instaladas de forma incorreta e esgotos entupidos: “a maioria dos locais o escoamento de água só funcionam com 20% da capacidade, isso quando funcionam. Se ignorarmos esse problema agora, quando chover a água vai infiltrar e acabar com o asfaltamento feito. Por isso, estamos passando mais tempo aqui do que o planejado, mas não vamos jogar o problema para de baixo do tapete, vamos fazer bem feito porque é o que a população merece”, disse.

Foto: Hassem Lopes – Whidy Melo/ac24horas

No mesmo sentido, Bocalom diz que na rua Santa Terezinha, por exemplo, que foi feita no programa Ruas do Povo, moradores denuncia que o asfalto aplicado à época foi de péssima qualidade, e serviços foram deixados pela metade: “o maior problema que a gente tá encontrando é que serviços anteriores não foram bem feitos e agora temos que recuperar. Na primeira chuva já começou a estourar tudo. Moradores denunciam que caixas de esgoto foram feitas com um metro de cano para cada lado, que não chegam a lugar nenhum. Ou seja, essas obras foram feitas para sumir com o dinheiro? Só pode. Mas estou feliz porque agora a população tá conseguindo comparar o serviço feito antes e o executado no programa Recupera Rio Branco. As pessoas daqui são humildes, mas merecem serviço de qualidade”.

O Programa Recupera Rio Branco conta com o investimento de mais de R$ 80 milhões, com recurso próprio da Prefeitura de Rio Branco.

Compartilhar