O governo do estado publicou no Diário Oficial desta quarta-feira, 26, as justificativas de vetos parciais a um Projeto de Lei apresentado pelo deputado Paulo Bregense (PSD).
Um dos pontos vetados é o que propunha a instalação de caixas d’água ao longo do percurso da Cavalgada para saciar a sede dos animais durante o desfile. A justificativa para o veto é a saúde dos próprios animais, já que, conforme o governo, existe o risco de contaminação pelo compartilhamento de reservatórios e líquidos.
Uma das novidades da Cavalgada deste ano, que abre oficialmente a Expoacre 2023, e que acontece na manhã do próximo sábado, 29, é a utilização de fogos de artifício sem estampido, com a justificativa de que não causam inquietação em pessoas e animais.
Um fato curioso é que a justificativa do veto foi realizada de “deputado para deputado”. É que com Gladson e Mailza de Assis, governador e vice, respectivamente, fora do estado, quem está no comando do Palácio Rio de Branco interinamente é o deputado Luiz Gonzaga (PSDB), presidente da Aleac. Já o presidente do parlamento estadual, de forma interina, é o deputado Pedro Longo (PDT).