Sesc mostra na Expoacre trabalho voltado para a autonomia e o protagonismo da pessoa idosa

A segunda entrevistada do último Bar do Vaz Especial da Expoacre 2023, neste domingo, 6, foi a gerente do Programa Assistência do Sesc, Marizete Melo. Ela destacou, essencialmente, a importância do trabalho voltado para a autonomia e o protagonismo da pessoa idosa, e o que está sendo realizado na feira deste ano.

De acordo com Marizete, o Sesc desenvolve em âmbito nacional o programa Trabalho Social com Idosos, cujo maior objetivo é desenvolver ações centradas no interesse das pessoas idosas, promovendo a socialização, promovendo a autoestima e tirando o idoso do isolamento social.

“O que nós mostramos aqui na Expoacre são algumas das atividades. Nós tivemos duas apresentações do coral, que foi fantástico, onde a gente trabalha com os idosos referente à inclusão social, a socialização através da música, e além do coral nós já tivemos uma apresentação da Quadrilha Junina 60 Mais do Sesc”, explicou.

As ações do programa social, tem o foco em tirar o idoso do isolamento domiciliar. Na noite deste domingo, última noite da Expoacre, a partir das 19h30, haverá mais uma apresentação da Quadrilha Junina 60 Mais do Sesc, onde, segundo Marizete, a autonomia e a inserção do idoso é trabalhada por meio da dança.

Marizete Melo faz parte dos Conselhos Estadual e Municipal da Pessoa Idosa e é ativista na questão da velhice e do envelhecimento. Ela acrescentou que o Sesc trabalha no “fazer acontecer” dos direitos da pessoa idosa, não deixando de colocar para eles a questão dos deveres.

Outro ponto abordado na conversa foi o programa Mesa Brasil, que atua no combate à fome e ao desperdício, voltado para pessoas em insegurança alimentar e vulnerabilidade social. Marizete explicou que no Acre, o programa funciona desde 2003, sendo as parcerias a base de sustentação da ação.

Confira os detalhes da entrevista no vídeo a seguir:

video
play-sharp-fill

Compartilhar