Sindicalista Rosana Nascimento diz que vai registrar boletim de ocorrência contra Bocalom

Em uma nova manifestação no centro de Rio Branco no fim da manhã desta quinta-feira, 10, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre – SINTEAC -, Rosana Nascimento, anunciou que vai a uma Delegacia de Polícia Civil registrar um boletim de ocorrência contra o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, por ele ter, supostamente, incitado a comunidade a agir com violência contra servidores em greve.

Segundo Rosana, em uma entrevista concedida a uma emissora de TV na semana passada, o prefeito Tião Bocalom, teria dito para que a comunidade “vá para cima” dos gestores, cobrando que as cerca de 20 escolas municipais e creches voltem a funcionar. O sindicato então entendeu que, neste caso, a fala do prefeito pode ser o estopim para ações violentas contra os trabalhadores da educação municipal que estão em greve.

Diante disso, cerca de 60 trabalhadores da educação do município, acompanhados por Rosana, foram ao prédio da ouvidoria do Ministério Público do Acre, sendo orientados a despachar a reclamação na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Acre, e em uma delegacia de polícia civil. Depois, o movimento seguiu para a Praça da Revolução, onde em frente a Prefeitura de Rio Branco gritou-se palavras de ordem.

“O prefeito mente ao dizer que a categoria recebeu 80% de reajuste. Pare de ameaçar os grevistas! Pare de incitar a população contra os trabalhadores, não seja irresponsável. Qualquer coisa que venha acontecer contra qualquer profissional aqui é responsabilidade sua! O senhor brinca com a vida dos gestores, é abusivo o seu comportamento!”, afirmou Rosana enquanto falava em cima de um trio elétrico.

Em frente à Prefeitura de Rio Branco, o movimento acordou na confecção de um boletim de ocorrência em uma delegacia, e uma comunicação de queixa-crime à Superintendência Regional do Trabalho. Uma nova reunião entre os manifestantes e o Ministério Público deve acontecer na próxima terça-feira, às 9:00h.