No Acre, Padre dá início à construção de santuário para São Francisco na terra de São Sebastião e divide opiniões

Desde que chegou a Xapuri, no começo de 2021, o padre Antônio Menezes tem causado diferentes reações ao seu modo de trabalhar frente à mais conhecida paróquia de Sebastião no Acre. Oriundo do movimento da Renovação Carismática, o sacerdote impôs um estilo inovador à condução da paróquia que tem agradado a uns e desagradado a outros.

No seu primeiro ano na paróquia, um vídeo que viralizou na internet mostra o padre surpreendendo muita gente ao cobrar os fiéis devedores da igreja em plena missa. A cobrança era referente a itens arrematados nos leilões da igreja, que após longo tempo, ainda não haviam sido pagos. Após a medida, a paróquia recebeu R$ 15 mil de dívidas atrasadas.

Recentemente, o padre Antônio Menezes anunciou um projeto de sua iniciativa que tem dividido os fiéis católicos de Xapuri: a construção de um santuário para São Francisco na cidade onde ocorre a maior manifestação de devoção a São Sebastião no Acre. As obras já foram iniciadas, como mostra o sacerdote em vídeo publicado no Instagram.

Mesmo sem o registro de nenhuma manifestação pública contra o projeto do padre em erguer um santuário a São Francisco na entrada da cidade, cuja maior referência religiosa é São Sebastião, é notória em Xapuri a insatisfação reconhecida pelo próprio Antônio Menezes de alguns fiéis que temem a “concorrência” de outro santo católico.

Para o sacerdote, os temores e até as afirmações de que a obra será um “elefante branco” não se justificam. Segundo ele, o santuário de São Francisco vai fortalecer o turismo religioso na cidade e fazer com que mais pessoas entrem em Xapuri, denominada frequentemente por ele como “a cidade da fé”.

“E não fica por aí, isso é só o começo. Coisas maiores ainda virão. Como nós já temos o santuário de São Sebastião e estamos construindo o santuário de São Francisco, a minha ideia é construir, também, uma grande igreja em homenagem à Nossa Senhora, pois Xapuri é marcada pela fé, onde a gente vai, às pessoas são muito devotas e sedentas da palavra do Senhor”, disse o padre.

O local onde o santuário será levantado é o Entroncamento da BR-317 com a Estrada da Borracha (AC 485), que dá acesso a Xapuri. Nas proximidades já existe uma capela em homenagem ao santo que foi transferida de uma localidade nas imediações da fazenda Araxá, um pouco antes da divisa municipal com Capixaba, onde ainda existe uma ruína da antiga congregação.

https://www.instagram.com/p/CwnnQN8ybub/

Compartilhar