Semana Nacional do Trânsito tenta combater a imprudência no Acre

Começou nesta segunda-feira, 18, em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Brasiléia, as atividades da Semana Nacional do Trânsito.

No Acre, o objetivo claro é promover ações de conscientização contra a imprudência no trânsito, como o excesso de velocidade, o desrespeito as leis de trânsito e o consumo de bebida alcoólica misturada com a direção são os grandes gargalos que proporcionam acidentes, muitas vezes com vítimas fatais.

Em Rio Branco, a abertura da Semana Nacional foi realizada na Estrada Dias Martins, com o trabalho da equipe de educação no trânsito que fez a distribuição de material educativo e orientou motoristas.

“Esta atividade mostra a importância da conscientização no trânsito para o Acre.

Não podemos fechar os olhos para realidade e precisamos é buscar, todos nós, motoristas, ciclistas e pedestres, a conscientização quando estamos dirigindo ou pilotando um veículo, andando de bicicleta e até atravessando uma rua.

“Nosso foco é combater a imprudência que tira a vida no trânsito”, afirma Taynara Martins, diretora-geral do Detran no Acre.

As atividades que acontecem ao longo de toda a semana, focam os trabalhos educativos na orientação aos usuários das vias, focando nas principais infrações cometidas, como uso do celular e excesso de velocidade.

Nesta terça-feira, 19, a ação de conscientização será sobre o uso das vagas reservadas para pessoas com deficiência e idosos, visitando estacionamentos de lojas, shopping, Fundação Hospitalar e supermercados, além de apresentação de teatro para crianças e adolescentes em escolas públicas e privadas.