O deputado Emerson Jarude disse nesta quarta-feira (27) na tribuna da Assembleia Legislativa que por várias fala da situação financeira do Acre e vê que são vários sinais para uma possível quebradeira do Governo do Estado. “Há falta de merenda nas escolas. Há dois meses não são pagos os fornecedores de proteína (carnes, peixes e frango) da merenda escolar.
Ele pediu informações sobre o caso e dúvida que isso aconteça por falta de dinheiro. “Faltam R$ 2,8 bilhões de suplementação orçamentária”, diz ele, afirmando que o governo maquia a contabilidade.
Ele lembrou que os atendentes do 190 ameaçam parar e há sinais de demissão em massa entre vigilantes. “É preciso ter responsabilidade, que o dinheiro do pagador de impostos seja bem utilizado”, declarou.
Jarude cobra esclarecimentos sobre servidores cedidos para outros Estados. Ele citou o caso de uma anestesista que teria abandonado o posto em 2005 e continuou recebendo salário até 2022. Ela teria recebido cerca de R$ 3 milhões no período, aparentemente sem ter trabalho. Jarude quer a devolução do dinheiro.