O protesto que começou na manhã desta quinta-feira, 28, é conduzido por produtores rurais do município de Feijó, insatisfeitos com a condução da política ambiental pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC).
Os produtores afirmam que só deixam o local com a presença de secretários do governo do estado e a garantia do problema resolvido.
Um dos líderes do movimento é o produtor rural Claudelio Bonfim, irmão do ex-deputado Cadmiel Bonfim. Ele explica os motivos do bloqueio da BR.
“Estamos fechando por tempo indeterminado. Reivindicamos do IMAC o licenciamento ambiental para os posseiros que são a maioria dos produtores que ocupam as áreas rurais de Feijó. O IMAC licenciava e parou, com isso, nos tornamos alvos de fiscalização do IBAMA, do ICMBio, e para ser tratado como bandido ou infrator”, afirma.
A reclamação dos produtores é a de que órgão estadual deixou de licenciar os posseiros que possuem apenas a declaração de posse da terra.
Se a manifestação durar muito tempo, deve causar bastante transtorno para quem trafega pela BR-364, principalmente por conta da realização do Festival da Farinha em Cruzeiro do Sul, que aumentou ainda mais o fluxo de veículos na estrada federal.
[videopress oGxXrXks]