Pais e alunos se manifestam em frente a escola exigindo o funcionamento de ar-condicionados

Pais de alunos da escola estadual de ensino fundamental Dr. Flaviano Flávio Batista, no bairro Aeroporto Velho, em Rio Branco, se manifestam na manhã desta quarta-feira, 25, em frente à escola, exigindo intervenção da Secretaria Estadual de Educação na situação de seus filhos que estão tendo que comparecer na escola carregando ventiladores.

Segundo os pais, há meses foram retirados os ventiladores das salas de aula para a instalação de ar-condicionados. Apesar de a instalação ter acontecido, os aparelhos nunca funcionaram como deveriam e o calor em algumas salas é tamanho que há relatos de que crianças tenham sido levadas a hospitais diante da insalubridade das salas.

“Nossos filhos só conseguem estudar porque, nós, os pais, levamos ventiladores de casa para a sala de aula, mas ninguém aguenta mais ficar andando pra cima e pra baixo com ventilador. Isso é uma humilhação, se tem ar-condicionado deveria funcionar”, disse uma das mães.

Segundo os relatos, diante do impasse, a direção da escola já solicitou a visita de técnicos contratados pela Secretaria de Educação repetidas vezes, mas o problema nunca foi resolvido de forma permanente. Há uma desconfiança de que a instalação dos ar-condicionados não tenha levado em conta a capacidade do sistema da escola abastecer os aparelhos, ou seja, que a rede não esteja suportando alimentar todos os equipamentos.

Agora, os manifestantes exigem uma resposta da Secretaria de Educação, visto que até o Ministério Público do Acre já teria sido acionado, mas até agora alunos e pais permanecem sem resposta.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação e Esportes do Estado, mas não houve resposta até o fechamento desta matéria.