Ao menos 64,1% dos acreanos quitam contas atrasadas; maioria se “limpou” no comércio

Do total de dívidas de consumidores acreanos inadimplentes negativadas em julho, 64,1% foram pagas ou renegociadas. Após sequência de meses liderando o ranking no Brasil, o Acre figura em décimo lugar entre os Estados de maior retomada da adimplência. No detalhamento por Unidades Federativas (UFs), foi a Bahia que se destacou com 70,2% das contas no vermelho regularizadas.

A maioria preferiu pagar débitos junto ao comércio: 52,6% se regularizaram no varejo do Acre. No país, 59,2% foram regularizadas ou renegociadas em até 60 dias do mês de referência. Os dados são do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian e mostram, ainda, que as contas cujos valores eram entre R$ 500 e R$ 1.000 foram as maiores contempladas, com 68,0% de pagamentos.

Atualizado dia 10 de novembro, o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian mostra o ranking das regiões com a liderança do Nordeste, que sanou 66,5% das dívidas negativadas em julho em até 60 dias do mês de referência, seguido pelo Sul (65,8%), Centro-Oeste (61,0%), Norte (59,6%) e Sudeste (53,8%).

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.