Rio tem o dia mais quente do ano com 40,6°C

A cidade do Rio de Janeiro teve o dia mais quente do ano nesta quinta-feira (16). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima foi registrada por volta das 13h, na região da zona oeste da cidade. O último recorde na capital fluminense foi no domingo (12), quando os termômetros marcaram 40,4°C.

De acordo com a meteorologia, a onda de calor deve permanecer no Rio de Janeiro até o final de semana, quando a cidade pode registrar 42°C no sábado (18).

Por conta do calorão, o Rio deve ficar entre as cinco capitais mais quentes do país nesta quinta-feira. Os meteorologistas explicam que essa onda de calor é resultado das mudanças climáticas no planeta junto à ação do fenômeno El Niño, que aquece a água do oceanos.

Sensação térmica de 50ºC

A sensação térmica na cidade do Rio de Janeiro voltou a passar de 50 graus na manhã desta quinta-feira (16) em meio à onda de calor que atinge boa parte do Brasil.

Em Guaratiba, na zona oeste, a sensação chegou a 50,6 graus por volta das 10h40. Nessa hora, a estação de meteorologia do bairro marcava 41,4°C.

Dia após dia, o bairro tem registrado sensações térmicas extremas, incluindo o recorde de 58,5°C na última terça-feira. No feriado de 15 de novembro, quarta-feira, a sensação térmica chegou a 55,6°C às 11h05.

A previsão do Sistema Alerta Rio, da Prefeitura do Rio de Janeiro, era de que a temperatura máxima na cidade deve atingir os 41°C nesta quinta-feira, com a umidade do ar entre 21% e 30%. Essa temperatura, entretanto, já havia sido superada em Guaratiba antes das 11h.

O céu irá variar entre parcialmente nublado e claro, e não há previsão de chuva. Os ventos estarão fracos a moderados (até 51,9 km/h). A onda de calor intensa que atinge principalmente o Centro-Oeste e o Sudeste do país é influenciada pelo fenômeno El Niño, que ocorre de forma particularmente intensa neste ano.