Rio Branco lança programa para atender mulheres vítimas de violência

Foto: Prefeitura de Rio Branco

Cerca de 180 mulheres que são vítimas de violência doméstica e estão em vulnerabilidade social serão beneficiadas com a oferta de cursos do programa do governo federal “Mulheres Mil”, que será lançado na capital acreana na tarde desta sexta-feira, 1º.

Em Rio Branco, o programa será desenvolvido em parceria da prefeitura com o Instituto Federal do Acre (IFAC). A gestão municipal fará a seleção das mulheres que serão atendidas e o IFAC será o responsável pela aplicação dos cursos.

Um dos principais objetivos do programa é combater as causas que fazem com que o estado tenha uma das maiores taxas de feminicídio do país. Rio Branco concentra a maioria dos casos.

O objetivo é tentar, por meio da educação e, consequentemente, a possibilidade de ingresso no mercado de trabalho, possibilitar o fim do ciclo de violência que algumas mulheres estão inseridas.

Neste primeiro momento, serão oferecidas 180 vagas para cursos de formação inicial e continuada em Assistente de Recursos Humanos e Operador de Caixa de Supermercado.

A escolha das mulheres beneficiadas pela prefeitura será feito por meio da Casa Rosa Mulher, referência na capital acreana no atendimento qualificado a mulheres vítimas de violência.

O lançamento do programa “Mulheres Mil” acontece às 15 horas desta sexta na sede do IFAC, localizado na Via Chico Mendes.

O lançamento do programa também faz parte das atividades da campanha “16 dias de ativismo pelo fim das violências contra todas as mulheres”.

Compartilhar