Desemprego no Acre chega a 6,2% e encerra 3º trimestre de 2023 com menor taxa do país

Índices do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), mostram que o Acre encerrou o terceiro trimestre de 2023 com a menor taxa de desemprego do país – atingindo a marca de 6,2%.

Segundo os dados, o percentual é, ainda, o mais baixo dos últimos 11 anos, quando teve início a série histórica, em relação ao segundo trimestre, o recuo contabilizado foi 3,9%.

A força de trabalho no estado é de 340 mil pessoas, deste montante, cerca de 319 mil possuem algum tipo de ocupação. Além disso, a informalidade também recuou de 46,6% no terceiro trimestre de 2022 para 44,5%, em comparação com o mesmo intervalo deste ano.

Os setores da indústria e serviços foram os que mais contribuíram com a abertura de novas vagas no mercado de trabalho. Desde fevereiro, o Acre apresenta saldo positivo na geração de empregos. O acumulado de janeiro até outubro de 2023 já chega a 4.671 vagas com carteira assinada criadas em todo o estado.

O governador Gladson Cameli comemorou os números e reafirmou o compromisso de seguir trabalhando por um estado mais próspero e com mais oportunidades para todos.

Com informações da Agência de Notícias do Acre