Consultoria realiza mapeamento do setor de panificação de Rio Branco

Trabalho foi viabilizado por meio de uma parceria entre Sindpan, SENAI, FIEAC e Sebrae

Uma parceria entre Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Acre (Sindpan/AC), Federação das Indústrias (FIEAC), SENAI e Sebrae viabilizou a realização de uma consultoria com o objetivo de traçar um mapeamento de todo o processo produtivo visando melhorias na atuação de 14 empresas do setor de panificação de Rio Branco.

Responsável por conduzir a consultoria, Emerson Amaral, diretor do Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (Ideal), afirma que foi realizado todo um levantamento de informações e dados das 14 indústrias de panificação inseridas no projeto.

“Com isso, foi possível enxergar um perfil do setor e também as particularidades de cada empresa. Mapeamos indicadores de performance, financeiros, avaliando as possibilidades de desenvolvimento, bem como a performance de cada uma nas áreas de gestão, desde financeiro, de pessoas, processo produtivo, atendimento e marketing”, destacou Amaral.

Segundo o consultor, foi trabalhado um grupo bastante heterogêneo de empresas, tanto por porte como por perfil. Isso fez com que se tivesse a necessidade de abordar situações diferentes por particularidades, porém, similares no que diz respeito aos objetivos.

“Assim constatamos, por exemplo, a necessidade de se aprimorar os processos para maior ganho de produtividade, se trabalhar os controles financeiros para enxergar melhor um raio X da empresa e monitoramento, bem como uma grande oportunidade de se explorar as novas áreas de marketing disponíveis no mercado para ampliação do volume de negócios”, assinalou o diretor do Instituto Ideal.

Presente no workshop de encerramento do Mapeamento Setorial da Indústria de Panificação do Estado do Acre, realizado no dia 7 deste mês, o presidente da FIEAC, José Adriano, pontuou que é atribuição da instituição apoiar iniciativas que busquem melhorar o ambiente de negócios e trazer inovações para segmentos industriais. “Vamos seguir atuando em parceria com os nossos sindicatos, Sebrae e SENAI para desenvolver ainda mais as indústrias acreanas”, acrescentou.

Já o presidente do Sindpan, Mauro Cezar Nunes do Nascimento, acredita que a consultoria resultará em diversos benefícios às empresas do setor. “Isso traz inovação, experiência e controle geral na parte do sistema financeiro, produção e cuidado com a empresa, dando uma nova visão de um modo geral. A parceria do sindicato com FIEAC, Sebrae e SENAI, que viabilizou a vida do Emerson Amaral, um expert no setor de alimentação, nos deu essa oportunidade grande para inovarmos e melhorarmos. Isso gera uma expectativa de iniciarmos 2024 com o pé direito”, assinalou o presidente do Sindpan.

Assessoria Sistema FIEAC

Compartilhar