Estudantes do SESI desenvolvem ações sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

Ao longo do ano de 2023, estudantes do 6º ao 9º ano do Centro Educacional Marília Sant’Ana realizaram uma série de ações voltadas para cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O resultado das produções foi apresentado no dia 6 deste mês de dezembro para toda a comunidade escolar, autoridades e parceiros, durante evento na Escola SESI.

A professora Luciana Cristina, coordenadora da iniciativa, comentou que os estudantes trabalharam os 17 ODS por todo o ano letivo. “O 6º ano abordou mudanças climáticas e questões ambientais, em geral. O 7º ano trabalhou igualdade de gênero. O 8º ano focou no ODS 10, que trata de desigualdades sociais e eles produziram, por exemplo, sabonetes com produtos recicláveis e até venderam. Já o 9º ano, fez uma campanha de arrecadação de alimentos e doou para equipe de apoio da própria instituição”, detalhou.

A programação de encerramento do projeto “ODS: Lutando pelo mundo melhor com educação de qualidade” envolveu diversas apresentações culturais, como capoeira, dança, música e outros, além de vídeos com os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes e homenagens a representantes de instituições parceiras.

A estudante Maria Clara, do 6º ano B, diz que foram diversas atividades realizadas, sendo que uma delas teve como proposta explicar, de forma didática, o que seria o desenvolvimento urbano sustentável, algo que a turma fez por meio da produção de um vídeo apresentado no evento. “Ficamos à vontade e encontramos essa forma de explicar e de aprender mais sobre o tema”, ressaltou.

A diretora da Escola SESI, Maria Regiana Araújo, parabenizou os professores e alunos pelo trabalho realizado, assim como a coordenadora do projeto, Luciana Cristina, e pontuou que iniciativas como essa fortalecem ainda mais a educação da instituição e o desenvolvimento do ser humano.

Também estiveram presentes no evento a vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre, Raimundinha Holanda, e a diretora da FIEAC, Marluce Barlartti; a gerente de Educação do SESI, Suzi Maria de Oliveira; a secretária Municipal de Ação Social, Suelen Araújo; a juíza titular da 2ª Vara de Proteção da Mulher da Comarca de Rio Branco, Louise Lopes Santana; além de representantes da Secretaria Estadual da Mulher; da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; de outras instituições e órgãos, e coordenadores da Escola SESI.

Assessoria Sistema FIEAC