O artista plástico Darci Seles está com exposições itinerantes de suas obras em três escolas públicas de Rio Branco ao longo deste mês de dezembro. A programação faz parte do projeto Bate-Papo com O Artista, aprovado no edital 07/2023, do Fundo Municipal de Cultura, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB).
Com essa dinâmica, Darci aproxima as artes plásticas do público que frequentemente encontra limitações de acesso à cultura artística. Após o primeiro ciclo de exposições e bate-papos que ocorreu na Escola Professora Clícia Gadelha, no dia 06 de dezembro, seguido da escola Professor Pedro Martinello, no último dia 09, às 10h, o projeto se encerra nesta na escola Frei Pelegrino de Lima, localizada no Aeroporto Velho, na quarta-feira, 13, às 15h.
As obras ficam nos espaços das escolas, acompanhadas por uma monitoria. Somente após esse período de exposição em que se instiga a curiosidade e as reflexões do público, o artista plástico fala sobre sua trajetória artística. Com o projeto será possível envolver, pelo menos, 900 estudantes, somando o total ligado às três escolas que recebem a programação.
Segundo Darci Seles, por meio dessa itinerância em espaços educacionais se torna possível divulgar o trabalho de um artista local, alcançando públicos juvenis e, enfim, democratizando o acesso à cultura acreana. Apesar de esta ser a primeira versão deste projeto, Darci produz suas artes visuais há mais de 30 anos.
Artista autodidata
Artista autodidata, tem como identidade, retratos da fauna e a flora da floresta Amazônica, bem como a vida cotidiana dos povos dessa floresta.
Entre seus trabalhos há pinturas em tela, painéis, restaurações de obras de arte, esculturas, ilustração de livros e cartilhas, cenários para teatro e shows.
Suas criações possuem diversas técnicas e temas de estilos variados como cubismo, abstrato, figurativo e aquarela.
Realizou exposições individuais e coletivas em várias cidades do Brasil e também internacionais, como na Áustria, China, França (Museu do Louvre), Peru e Tailândia.