Pacientes com câncer terão acompanhamento ambulatorial

Foto: reprodução/cedida

Os 240 pacientes com câncer em Cruzeiro do Sul passam a contar, a partir desta terça-feira, 19, com atendimento ambulatorial no próprio município, ofertado pelo governo do Estado, sem a necessidade de deslocamento até Rio Branco ou outro Estado.

O atendimento oncológico, ofertado no Hospital Dermatológico, de triagem, retorno e acompanhamento, não será diário. O médico estará no município uma vez por mês e atenderá durante três dias. 90 pacientes serão atendidos em cada ida da equipe à Cruzeiro do Sul.

A equipe do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que já tem um relatório de todos os pacientes, está entrando em contato com os pacientes para comunicar que o atendimento agora é feito no Dermatológico.

A iniciativa, além de proporcionar conforto aos pacientes, também resultará em uma economia de R$ 1,3 milhão em TFD aos cofres públicos.

Diani Carvalho, a representante da Secretaria de Estado de Saúde- Sesacre, descreveu este momento como histórico para a região. “Isso representa um atendimento integral na saúde desses pacientes e evita o desconforto de ter que viajar para a capital, muitas vezes sem recursos. O paciente que nescessita por exemplo, tomar corticoide poderá ficar em internação aqui no Dermatológico sem precisar viajar”, destaca

Outras especialidades

A Regional de Saúde está expandindo o número de especialidades disponíveis em Cruzeiro do Sul. Além da oncologia, a neuropediatria já está em funcionamento a oftalmologia. A fila de pacientes de oftalmologia, que era de aproximadamente 186, já foi reduzida pela metade.

Compartilhar