Os treinos para aumentar o bumbum serão uma tendência fitness para homens em 2024, preveem especialistas que observam um aumento na procura por exercícios do tipo.
Definitivamente, notei um aumento no número de homens focando nos exercícios para os glúteos recentemente nas academias, contou Eric Cobb, gerente do grupo fitness Equinox, nos Estados Unidos, ao New York Post.
No chão da academia, costumava-se ver homens focando principalmente no peito, bíceps e abdômen. Agora, os racks de agachamento e outros equipamentos focados nos glúteos estão sendo muito mais usados por eles, continua.
Cobb também observou uma maior procura entre homens por aulas como pilates e ioga, que contam com alguns exercícios mais focados na região do corpo. A movimentação levou a Equinox a criar uma aula de treino chamada “Best Butt Ever” (Melhor bunda de todos os tempos, em tradução livre), que é cada vez mais popular entre os alunos.
Mas não é apenas ele que percebe o aumento do interesse dos caras por um bumbum maior. À revista Men’s Health, o especialista certificado em força e condicionamento Gareth Sapstead também disse que “mais caras estão buscando desenvolver a força e o tamanho de seus glúteos.
Porém, ele destaca que os motivos não são apenas estéticos: — Se você sofre de dor lombar, uma das melhores coisas que você pode fazer é focar no fortalecimento dos glúteos por meio de diferentes exercícios, padrões e amplitude de movimento, diz.
É o que afirma também Martin Obonyo, gerente do BornFit Gym em Nairobi, no Quênia, ao Business Daily Africa:
Os homens precisam entender que exercitar os glúteos irá auxiliar em sua postura. E se você pratica esportes, glúteos desenvolvidos melhorarão sua funcionalidade, tornando-o mais forte, correndo mais rápido, pulando mais alto, melhorando aceleração, dinâmica e agilidade geral do movimento.
A tendência já é traduzida até mesmo em roupas que valorizam o traseiro mais definido. Ben Checketts, cofundador e diretor criativo da Rhone, uma marca de roupas americana, disse à Men’s Health que as vendas de suas calças Commuter slim aumentarem 55%, e as da versão skinny, 33%.
Nossas calças Commuter seguem as sugestões de design de nossos shorts atléticos, que elogiam, não achatam, os glúteos, e usamos materiais com elasticidade em quatro direções sem formar vincos. Nada de bumbum de fralda. Agora, os caras esperam que suas calças de trabalho tenham o mesmo ajuste e mobilidade que suas roupas de academia — afirmou.
Veja 3 exercícios para os glúteos
Na reportagem, a Men’s Health indica ainda três exercícios simples que podem ser incorporados no treino da academia para focar no fortalecimento do bumbum.
1 – Elevação de quadril com barra
Sente-se no chão, com uma barra carregada sobre os quadris, as omoplatas apoiadas em um banco e os pés próximos à bunda. Faça uma ponte para cima, apertando os glúteos. Abaixe até que a barra quase toque o chão. Isso é 1 repetição. Faça três séries de 10 repetições cada, parando no topo da repetição final de cada uma.
2 – Afundo com halteres
Faça três séries de 10 repetições de caminhada de cada lado em cada. Em cada repetição, com o joelho de trás a alguns centímetros do chão, levante-o alguns centímetros. Então dê o próximo passo. A pulsação ataca os glúteos em uma posição alongada.
3 – Stepup no banco com halteres
Stepups altos alongam os glúteos. Fique em pé segurando halteres ao lado do corpo, com o pé direito em uma caixa de 45 a 60 centímetros de altura. Incline-se ligeiramente para a frente e fique de pé na caixa, elevando o joelho esquerdo. Abaixe lentamente. Faça 3 séries de cada lado, cada uma com 8 a 10 repetições.
Com informações de O Globo