Pela segunda vez em 7 dias, moradores têm casas alagadas em Rio Branco

Moradores do bairro Plácido de Castro, na região da Sobral, em Rio Branco, tiveram suas casas alagadas pela segunda vez no período de uma semana. Desta vez, na início da noite desta sexta-feira, 12, em meio a uma forte chuva.

As famílias alegam que enxurradas saem de um córrego usado pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco, o Saerb. Segundo os moradores da rua Iolanda Lima, uma das mais afetadas pela enxurrada, o problema é agravado pelo fino calibre dos bueiros implantados no sistema de escoagem da água.

Foto: rua Iolanda Lima foi alagada I Whidy Melo/ac24horas

“Depois que colocaram esse bendito Saerb para jogar água nesse Igarapé, toda vez que chove acontece isso e nem precisa ser muita chuva. Foi a maior sacanagem que fizeram. Moro nesse lugar desde a década de 80, mas já penso até em ir embora por causa disso”, falou Aparecido Francisco, de 52 anos.

Morador da área há 2 anos, Luís Carlos Mota, 60 anos, diz que está decepcionado com o que vem enfrentando. Para ele, que está com a área de casa totalmente tomada pela água, o problema é simples de resolver, mas falta vontade: “aqui ninguém tem mais a quem reclamar, já estão todos sabendo. Se fizesse um bueirão aí, essa água toda saía”.

Foto: Whidy Melo/ac24horas

O diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, já negou ao ac24horas anteriormente que o problema dos alagamentos no bairro Plácido de Castro tenha relação com o órgão e disse que não há sistema de represamento ativo na Estação de Tratamento da Sobral.

Veja a vídeo reportagem:

video
play-sharp-fill