Chuva causa desbarrancamentos e ameaça famílias em Rio Branco

Foto: Whidy Melo/ac24horas

Foto: Whidy Melo/ac24horas

A chuva que caiu durante a madrugada em Rio Branco causou estragos em barrancos e encostas e rendeu pedidos de ajuda à Defesa Civil de Rio Branco, nesta quinta-feira, 1.

Numa invasão localizada na região do bairro Universitário, o Igarapé do Martins encheu rápido e a chuva infiltrou o solo, provocando o desbarrancamento de quase um metro no sentido das casas da invasão.

Vanessa da Silva Sales, moradora da invasão, testemunhou o desbarrancamento por volta de 1h da manhã e ligou para o Corpo de Bombeiros. Uma equipe foi deslocada à sua casa ainda na madrugada. Na residência, vivem 9 pessoas, sendo 5 crianças. “No ano passado, em março, também tivemos que deixar aqui, mas por causa da água. Dessa vez a casa está em risco por causa de desbarrancamento. É ruim ter que sair, mas é o jeito”, disse Vanessa.

A Defesa Civil esteve na residência de Vanessa nesta manhã (1) e detectou que o risco de queda da casa é grande. A Secretaria Municipal de Assistência Social foi notificada e deve fazer a retirada de toda a família.

Na estrada do Irineu Serra, barranco de córrego está desmoronando – Foto: Whidy Melo/ac24horas

Na estrada do Irineu Serra, ao lado do Cemitério Jardim da Saudade, um córrego encheu e desbarrancou, ameaçando duas residências onde moram sete pessoas. Segundo os moradores, o problema é crônico e a Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura já informou que não tem planos de fazer manutenção no local. Não fosse bastante o risco de desabamento das casas, moradores tem visto um jacaré de quase dois metros no córrego.

A Defesa Civil avaliou os dois imóveis no Irineu Serra e disse que as casas correm risco de desabar. Francisca Euziene, proprietária de uma das casas, não quer deixar a residência. “Aqui eu moro desde que me conheço por gente, ainda estou endividada por causa das melhorias que fiz, não quero deixar tudo abandonado”, disse. A Secretaria de Assistência Social foi chamada ao local para oferecer a saída aos moradores.

O capitão Edson Lopes, da Defesa Civil, que avaliou as residências, disse que nas últimas 24 horas choveu 59mm e que a expectativa é de mais chuvas. “A expectativa é de mais chuvas durante toda a semana. Pessoas que moram em área de risco precisam estar atentas porque esses igarapés quando em enxurradas elevam o nível muito rápido”, afirmou.

Compartilhar