Shopping de Rio Branco ganha Espaço da Calma para crianças autistas

Preschool development of children with autism spectrum disorder. Educational games for special kids. Multicolored Puzzles - Symbol of the World Day of Awareness about Autism

Em solenidade, a Fundação Elias Mansur (FEM) inaugurou na manhã desta quinta-feira, 15, o Espaço Cultural Calma, no Via Verde Shopping, voltado a inclusão social das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O investimento é de R$ 30 mil, oriundo de recursos próprios.

Davi Barroso Lima, acadêmico de música da Universidade Federal do Acre (UFAC), abriu a cerimônia tocando o hino acreano. Segundo a gestão, o O Espaço Cultural da Calma tem esse propósito de unir pessoas em um único mundo, em que haja verdadeira compreensão e acolhimento. Na prática, as crianças que estiverem com dificuldades durante o passeio no empreendimento deveram ser acolhidas no espaço.

O governador Gladson Cameli agradeceu o apoio da iniciativa privada na execução do projeto. “Quero agradecer a FEM pelo trabalho que vem desenvolvendo. Isso é uma inovação e nosso professor Monoru está de parabéns pelo trabalho e quero entender o projeto aos demais municípios”, declarou.

O presidente da FEM, Minoru Kinpara, enalteceu o projeto do governo e disse a iniciativa contou com apoio de vários setores da sociedade. “É um espaço feito com muito carinho e com apoio de várias secretarias. Esse espaço é de muita movimentação e a criança autista merece respeito. Agradeço aqui minha equipe da fundação. É raro encontrar esse espaço no Brasil”, comentou.

O secretário de governo, Alysson Bestene, citou a necessidade de inclusão social das crianças e comemorou a inauguração do espaço. “Aqui é o espaço onde vai ser acolhido as crianças autistas. O governo tá de parabéns pela iniciativa. A Inclusão vai muito além do aspecto de reconhecer que todos temos necessidades e característica diferentes. A inclusão precisa ser vivenciada com a prática da empatia, parabéns, governador [Gladson]”.

Wander Porto, superintendente do Via Verde Shopping, disse que está feliz com a concretização do projeto que é uma demanda do Estado. “Nos torna mais inclusivos”, disse.

Estrutura

A Estrutura física conta com o conceito e projeto desenvolvido por equipe multidisciplinar para atender o objetivo da gestão. O uso da sala é via contrato de comodato com o Via Verde Shopping, onde a FEM é isenta do pagamento do aluguel do água e energia.

Compartilhar