Bombeiros preparam operação, mas padre aborta retirada da imagem de São Sebastião

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) iniciou, na tarde desta segunda-feira, 26, a retirada da estátua padroeiro de Xapuri, São Sebastião, como medida preventiva à aproximação das águas do Rio Acre. No entanto, momentos antes, a operação foi abortada.

O padre Antônio Menezes, pároco de Xapuri, optou por não retirar a imagem e brincou: “Pretexto para São Sebastião conversar com São Pedro e pedir para parar de chover”, afirmou ao confirmar a decisão ao comando do CBMAC.

Ao ac24horas, o padre disse que acredita que as águas vão cessar antes de atingir a imagem, que foi completamente encoberta pela enchente histórica de 2015.

Desde aquele ano, a medida de retirá-la ocorre a pedido da igreja sempre que uma enchente se aproxima do patrimônio, como ocorreu no ano passado, quando a estátua foi removida de madrugada.

A enchente em Xapuri atingiu 14,75 metros às 17 horas desta segunda-feira. Seis bairros são atingidos pelas águas na cidade: Centro, Pantanal, Sibéria, Jequiá e Tabocal.

Até o meio da tarde, cerca de 80 famílias já haviam saído de suas casas na cidade, entre desabrigadas e desalojadas, se aproximando de cerca de 250 pessoas.

Compartilhar