Belém, no Pará, sediará evento da ONU sobre mudanças climáticas em novembro de 2025

Obras envolvem áreas de mobilidade urbana, conectividade, saneamento, sinalização turística, além de melhorias tecnológicas dos equipamentos públicos.

O Governo do Pará informou nesta quarta-feira (28) que as obras para a Conferência das Partes (COP 30) estão dentro do cronograma. O evento da ONU sobre mudanças climáticas ocorre em novembro de 2025, em Belém.

“De um modo geral, estamos com 25% das obras já concluídas. […] Essa nova etapa envolve sete obras estruturantes, cujos projetos já foram aprovados pelo Governo Federal e estamos prontos para iniciar essas obras”, disse a vice-governadora Hana Ghassan.

São obras nas áreas de mobilidade urbana, conectividade, saneamento, sinalização turística, além de melhorias tecnológicas dos equipamentos públicos da capital. Confira abaixo alguns dos projetos apresentados pelo governo:

-Nova avenida Doca de Souza Franco;
-Nova avenida Tamandaré, que vai receber um terminal hidroviário.
-Ampliação da rua da Marinha;
-Nova feira do Barreiro, com a requalificação do canal do Galo;
-Porto futuro II;
-Drenagem e macrodrenagem do bairro mangueirão, da bacia do tucunduba;
-Parque da Cidade.

Cerca de R$ 3 bilhões devem ser investidos em Belém, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo o governo, 36 escolas estaduais devem ser reformadas e adaptadas para servirem como leitos de hospedagem.

A vice-governadora informou que a segurança do evento está sendo feita com o fortalecimento das forças policiais, em planejamento com Governo Federal e Forças Armadas.