A prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem (PP), afirmou na manhã desta segunda-feira, 4, que trabalha para minimizar os estragos da maior cheia da história do Rio Acre no Alto Acre, mas que espera um apoio efetivo dos governos do Estado e Federal para remanejar as famílias atingidas.
“Não adianta todos os anos ficarmos enxugando gelo. Temos que pensar numa solução definitiva e para isso é importante o apoio do governo estadual e federal para podermos construir casas. O projeto está pronto. Nos damos o terreno na parte alta da cidade para resolvermos isso”, disse.
Hassem revelou ao ac24horas que o governo federal disponibilizou ajuda humanitária com recursos de R$ 4 milhões. “Esse recurso é carimbado. Ele será utilizado para ajuda humanitária e estamos trabalhando para acessar outros recursos como o restabelecimento para garantir o direito das pessoas de poder ir e vir. Existem dezenas de ruas obstruídas que precisam dar acesso”, explicou.
Acompanhada do esposo, o médico Israel Milani, Fernanda revelou que não tem como mensurar ou comparar com a cheia de 2015, mas que os efeitos são bem piores. “As pessoas perderam tudo. Estamos trabalhando para mitigar esses problemas, mas são imensos. Nossa cidade foi colapsada”, disse.
A prefeita aguarda a chegada dos Ministros da Integração, Waldez Góes, e meio Ambiente, Marina Silva, em agenda que deve ocorrer ainda nesta segunda-feira. O governador Gladson Cameli deve participar desse encontro também.
VEJA O VÍDEO:
[videopress L8wDTrUg]