Cruzeiro do Sul garante atendimento médico e odontológico às famílias que estão em abrigos

As quase 500 pessoas que estão nos 11 abrigos para os atingidos pela enchente do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, recebem atendimento médico e odontológico nos locais. As que optaram por ficar em casa também são atendidas pelas equipes de saúde da prefeitura, que percorrem as áreas alagadas, em embarcações.

Nas escolas, onde as pessoas estão abrigadas, há consulta, médicas, vacinas, teste contra Covid-19 exames e medicação. Na unidade odontológico móvel, há o tratamento dentário.

“Acompanhamos as famílias desde a retirada das casas, o acolhimento, alimentação e assistência social e de saúde. Temos médicos, dentistas, exames e medicação. Nas escolas, cada família ocupa uma sala de aula, para garantir sua privacidade”, destacou o prefeito Zequinha Lima.

A dona de casa, Diana da Silva, de 24 anos, moradora do bairro do Miritizal, está atualmente alojada na escola Madre Adelgundes Becker, com dois filhos pequenos. Conta que a alimentação regular, sala separada com ar-condicionado e o acesso aos serviços de saúde estão proporcionando tranquilidade para a família dela e para as demais.

” Todos já nos consultamos aqui. É um momento difícil, mas estou tendo toda a ajuda necessária. Fiquei aliviada e grata por ser acolhida aqui e agora posso descansar com meus filhos”, disse.

Em barcos as equipes percorrem as áreas alagadas onde estão as pessoas que optaram por ficar em casa. Além dos atendimentos, distribuem hipoclorito para o tratamento da água. Também dão orientações sobre.

No início da enchente a prefeitura ocupou 6 escolas municipais para atender aos desalojados pela enchente. Com o aumento do nível do Rio Juruá, agora 5 escolas da rede estadual de ensino, já são utilizadas também. 12 bairros e 14 comunidades rurais estão afetados pela enchente e 788 imóveis estão sem energia elétrica em Cruzeiro do Sul devido à enchente do Rio Juruá