Progressistas diz que Torquato tem filiação suspensa por decisão judicial

Recentemente, o ex-prefeito de Tarauacá Vando Torquato manifestou sua intenção de se candidatar ao cargo de prefeito de Tarauacá nas eleições de 2024, encaminhando ao Partido Progressistas pedido formal de legenda junto à agremiação política.

Em nota oficial, a direção estadual do PP informou que a filiação do ex-prefeito de Tarauacá Vando Torquato está suspensa em razão de uma decisão judicial decorrente da cassação do ex-gestor, ocorrida em 2008.

Em resposta ao ac24horas, o ex-gestor encaminhou manifestação do Ministério Público favorável ao pedido de exclusão dos registros relacionados à condenação sofrida por ele do Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Ato de Improbidade Administrativa e Inelegibilidade – CNCIAI, tendo em vista já ter cumprido a sanção.

“Realmente, a filiação está hoje suspensa, mas estamos apenas aguardando o juiz expedir um ofício ao TRE. Daqui a alguns dias, já resolve”, informou um assessor de Vando Torquato.

Na mesma nota, o PP esclareceu que a responsabilidade pela deliberação e definição dos nomes dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores é atribuída exclusivamente à Convenção Municipal e não à direção estadual do partido.

Em dezembro passado, o PP anunciou o nome do também ex-prefeito Rodrigo Damasceno como pré-candidato. O impasse poderá levar os nomes de Damasceno e Torquato para o enfrentamento na Convenção Partidária, prevista para os meses de julho e agosto.

Caso não se efetive como pré-candidato do PP no município, Vando Torquato já tem acordo fechado com o senador Sérgio Petecão para se filiar ao PSD.