Ao longo da semana de Renascer, José Venâncio (Rodrigo Simas) morre de forma trágica e esse acontecimento gera grandes reviravoltas na trama. Sabendo que o seu irmão morreu de morte matada, João Pedro (Juan Paiva) faz uma promessa bastante arriscada.
José Venâncio morre
Depois de ser expulso de casa por Buba (Gabriela Medeiros), Venâncio pega o avião em direção à fazenda. E ao encontrar José Inocêncio (Marcos Palmeira), ele não tem coragem de contar que a mulher é trans, pelo contrário, ele sustenta a mentira de que ela está grávida. Mas depois de um telefonema de Buba, ele pega os seus pertences e decide voltar para o Rio de Janeiro
João Pedro lamenta a partida do irmão e diz: “Eu tava crente que o mano vinha tomá conta de suas roça…”
“Vou tomar conta da minha vida, mano… e já é muito! Das minhas roças, tome conta você! […] Agora eu vejo que é painho quem tinha razão. Essa terra… essa vida não é pra mim! Eu não nasci pra ser um Inocêncio”, explica Venâncio.
Com o carro em movimento, os irmãos são pegos por um estrondo de tiro. João freia bruscamente e pergunta se Venâncio está bem, mas é tarde demais. Ensanguentado, José Venâncio avisa:
“Eu acho… acho que… me pegaram.”
João leva o irmão ferido até José Augusto (Renan Monteiro), que nada consegue fazer:
“Ele não tá mais aqui… O mano tá lá… junto de mainha.”
João Pedro jura vingança
Certo de que foi Egídio (Vladimir Brichta) o responsável pela morte de José Venâncio, João Pedro garante que vai atrás do coronel. José Inocêncio diz para o filho para ele não se meter nesse assunto, mas o rapaz está decidido.
Em uma conversa com Zinha (Samantha Jones), João confessa:
“Minha vontade é í lá agora memo, batê na porta daquela miséra e, quando ele abrí, fincá-lhe o facão no meio do peito.”
Zinha lembra que Zé Inocêncio já avisou que esse assunto é dele, mas João contesta, cheio de ódio:
“É dele, mais num é só dele, não. É meu também, Zinha, causa de que foi do meu lado que o mano tava quâno levô o tiro. (T) E eu nunca que vô esquecê isso ni minha vida! Painho querêno ou não, aquele um tá morto… ocê pode contá!”
Eliana é expulsa da fazenda
José Inocêncio já sabe que Eliana não é nenhuma santa. Depois que Buba e Teca (Livia Silva) se mudarem para a fazenda, Eliana insultará a menina, mas Inocêncio dará um basta na discussão de maneira enérgica:
“Se a senhora não tem o devido respeito, ponha-se daqui pra fora!”
Eliana diz que se recusa a sair de lá, mas Inocêncio afirma que isso é uma ordem. Depois, ele se dirige a João e pede:
“João… Apanhe o jipe, leve essa moça até Ilhéus e compre uma passagem de volta pra ela pros quinto dos inferno.”