Portadores de lúpus denunciam falta de medicamentos no Acre

Pacientes que fazem tratamento contra lúpus e que usam medicamentos fornecidos pela rede pública no Acre, denunciam que há 4 meses falta a hidroxicloroquina, um dos remédios usados no tratamento da doença. A Sesacre disse ao Jornal do Acre não ter previsão de quando os medicamentos ficarão disponíveis.

“Era pra eu ter iniciado o tratamento com hidroxicloroquina há mais de três meses, e ainda não iniciei porque está em falta no CREME”, disse Odineide Soares, dona de casa.

Foto: Gleilson Miranda

O Centro de Referência de Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CREME), ligado a Secretaria de Estado de Saúde (SESACRE), é o responsável pelo fornecimento e manutenção desse tipo de medicamento na rede pública. Contudo, o governo disse que ainda procura outras alternativas para tentar repor o estoque do medicamento, uma delas seria a adesão a atas de licitação de outros estados.

Foto: Gleilson Miranda

“Fico difícil a gente dar um prazo, mas a adesão de ata é um processo rápido, desde que a empresa tenha o medicamento para está fazendo o contrato com o estado”, disse Marcelo Xavier, chefe do Departamento de Assistência Farmacêutica da Sesacre.

O farmacêutico disse também, que não tem como estipular um prazo assertivo, contudo, a secretaria estará procurando outras atas de adesão para repor o medicamento o mais rápido possível.